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OBRIGADO POR ESCOLHER A FOYER!

Vocês acabam de fazer duas escolhas muito especiais em sua vida: uma profissão na área da saúde e a FOYER como sua Escola.

 A partir de agora nos comprometemos em compartilhar com vocês:

O conhecimento que transforma a realidade para transformar vidas.

PREZADOS ALUNOS

Este MANUAL dos ALUNOS FOYER, foi escrito para vocês, alunos, que chegam para estudar em nossa Instituição de Ensino.

No decorrer das primeiras aulas anotem suas dúvidas, procurem pela Coordenação, conheçam seus professores, façam suas anotações. É importante vocês estejam seguros e bem orientados para o bom aproveitamento de todas as Disciplinas.

A partir de hoje vocês fazem parte da FOYER, compondo, juntamente com toda a Comunidade Educativa - professores, funcionários, direção e a coordenação - um espaço cultural, acadêmico, cheio de desafios e com todas as possibilidades para alcançarem seus sonhos, sua capacitação para um novo mercado de trabalho.

Qualquer grupo social, por menor que seja, necessita de regras e orientações comuns, para o bom desenvolvimento de suas atividades. A Foyer – Instituto de Ensino em Saúde, também possui suas regras e Normas Regimentais que orientam e facilitam a vida acadêmica.

Leiam com atenção, anotem suas dúvidas, procurem esclarecê-las, cumpram aquilo que for de sua responsabilidade, lembrando-se de que todo aprendizado e aperfeiçoamento é o resultado do esforço de toda uma Equipe, na qual vocês, como alunos, também estão inseridos.

 

 

 

RECONHECIMENTO LEGAL

A FOYER é uma Instituição de Ensino aprovada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, através da Diretoria de Ensino da Região de Itapevi, com autorização de funcionamento da Unidade Jandira publicada no Diário Oficial do Estado de SP em 24/10/2003, e a Unidade Extensão em Itapevi teve sua publicação em 14/12/2022.  

A cada 4 anos nossos cursos são revisados e aprovados novamente, garantindo atualização constante de metodologia, conteúdo e prática na enfermagem, diante do COREN, da DIRETORIA DE ENSINO e órgãos competentes na Área Técnica.

 

Sumário

 

OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO: 3

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE ESCOLAR. 3

SOBRE O CURSO: 4

ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS. 4

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: 5

RECUPERAÇÃO.. 6

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA. 6

RETENÇÃO.. 7

ATRASOS E FALTAS. 8

MATERIAL DIDÁTICO.. 8

CONTRATO EDUCACIONAL. 8

ATENDIMENTO POR SETORES. 9

REQUERIMENTOS. 10

CANAIS DE COMUNICAÇÃO.. 10

 

 

 

OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO:

A FOYER desenvolve seus objetivos de acordo com os fins declarados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, segundo os princípios elencados a seguir:

I - Igualdade de condições para o acesso e permanência na Escola;

II - Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

III - Respeito à liberdade e apreço à tolerância;

IV - Garantia de padrão de qualidade no ensino;

V - Valorização da experiência de vida de cada aluno

VI - Interdisciplinaridade, correlacionando os conteúdos acadêmicos com a formação educacional, com as atividades profissionais e as práticas sociais de todos os alunos.

 A FOYER – INSTITUTO DE ENSINO EM SAÚDE tem como desafio primeiro, realizar a ideologização de novos fundamentos para uma prática dos profissionais técnicos de enfermagem, onde a vida plena e digna como ser humano, seja um direito assegurado a todos.

A FOYER busca ser um caminho aberto em direção à proposta de promoção da Saúde e preservação da VIDA, em todos os seus aspectos, sempre numa perspectiva acadêmica de Educação para a formação de um ser humano mais completo, mais ativo e consciente, participante de uma ação mais efetiva, humana e social.

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE ESCOLAR

De segunda a sexta-feira das 09h às 22h40

Sábados das 9h às 13h

HORÁRIOS DE AULA:

As aulas são de 45 minutos

Manhã: das 9h às 12h15 com intervalo das 10h30 às 10h45

Noite: das 19h às 22h15 com intervalo das 20h30 às 20h45

 

SOBRE O CURSO:

Nosso Curso Técnico de Enfermagem tem 1820 h/aulas, composto por 3 módulos:

Módulos 1 e 2 – 748 h/aulas teóricas e 320 h/aulas de estágio supervisionado obrigatório.

Módulos 3 – 472 h/aulas teóricas e 280 h/aulas de estágio supervisionado obrigatório.

AULAS TEÓRICAS e PRÁTICAS

Serão realizadas em salas de aula e laboratório de enfermagem, utilizando-se de recursos audiovisuais, material didático e outros dispositivos pedagógicos que o professor julgar necessário.

É responsabilidade de cada um zelar pelos equipamentos disponibilizados pela escola, danos causados serão responsabilizados ao autor conforme apuração dos fatos.

ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS

Os Estágios Supervisionados são obrigatórios e o aluno deverá cursar 100% da carga horária previstas em Plano de Curso, conforme Regimento Escolar;

Caso o aluno tenha alguma falta, deverá repor em turma/horário e local pré-determinados pelo Responsável Técnico e/ou Coordenação de Curso; para a reposição será cobrada uma taxa por dia de ausência, sendo que seu estágio regular, previsto dentro da carga horária regular, já fora realizado.

O local para realização do ESTÁGIO será previamente definido pela FOYER e informado aos alunos, com, no mínimo, 10 (dez) dias de antecedência da sua data de início, podendo ser realizado neste ou em outro município, bem como em horário diferente do horário matriculado, conforme disponibilização de campo pelos entes públicos ou privados

Os alunos que apresentarem postura inadequada em Campo de Estágio estarão sujeitos à aplicação das normas e sanções, definidas no Regimento Interno, como por exemplo, advertência oral ou escrita, bem como suspensão ou convite à transferência de seus estudos para outra Instituição.

Os alunos deverão apresentar-se para o estágio devidamente uniformizados com Jaleco e Crachá, fornecidos pela Foyer, e vestimentas brancas que serão de responsabilidade do aluno adquirir.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

A avaliação do aproveitamento deverá incidir sobre o desempenho dos alunos nas diferentes experiências de aprendizagem, tais como: provas escritas, participação em sala de aula, trabalhos em grupo e outras;

Será exigida a frequência mínima de 75% do total de horas letivas em cada disciplina teórica para fins de APROVAÇÃO;

Nos Estágios Supervisionados é necessário 100% de frequência nas aulas em Campos, bem como avaliação satisfatória de seu desempenho, para  que seja concedida sua aprovação;

A avaliação será expressa por meio de notas, estas graduadas de 0.0 (zero) a 6 (seis)- organizadas de 0.5(meio) em 0.5(meio) ponto e terão  em vista os objetivos gerais e específicos de cada módulo;

Os alunos terão uma nota MÉDIA final em cada uma das disciplinas do módulo cursado, expressando a sua condição de prosseguir, ou não, seus estudos no módulo subsequente, obtendo, se aprovados, o Certificado de Conclusão do Curso;

Para APROVAÇÃO nas disciplinas teóricas será necessária uma média mínima de 6.0 (seis) + a frequência mínima de 75% do total de horas letivas.

A APROVAÇÃO dos alunos nos Estágios Supervisionados ficará submetida à avaliação dos Professores Supervisores que apresentarão relatórios de seu desempenho em campo de estágio, devidamente preenchidos e assinados pelo Responsável Técnico de Enfermagem (RT) e pela Direção Acadêmica. Após toda Documentação regulamentada pela Unidade Escolar, esta será submetida à Diretoria de Ensino, que terá a responsabilidade de publicar os nomes dos Alunos no Sistema Digital da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

 

 

RECUPERAÇÃO

O Processo de Recuperação é parte do processo de aprendizagem, sendo aspecto integrante da metodologia utilizada. A Recuperação Continua acontece em sala de aula, orientada pelos professores dos diferentes componentes curriculares, conforme os alunos apresentem dificuldades em seu aproveitamento. Os alunos que apresentarem dificuldades mais acentuadas, o professor da disciplina poderá realizar a Recuperação Paralela, orientando-os com atividades complementares, de acordo com as dificuldades apresentadas – notando-se que a recuperação paralela não são necessariamente aulas - podendo ser trabalhos de estudo e pesquisa com a finalidade de melhorar o entendimento e aprendizagem do aluno.

Após Orientação do Conselho de Classe, os estudos de Recuperação Final destinam-se aos alunos com aproveitamento inferior a 6.0 (seis), nos diferentes componentes curriculares. Os alunos em processo de Recuperação Final será encaminhado para reestudo do conteúdo no qual apresentou dificuldades. Os Alunos em processo de Recuperação final realizarão atividades complementares, supervisionados pela Equipe de Coordenação.  Para a composição da nova média, os trabalhos realizados serão reunidos às notas de trabalhos anteriores e somados às novas notas de provas.  

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA

Considerar-se-á aluno com direito à compensação de ausência aquele que apresentar atestado médico original, com laudo, no prazo de 24 horas após o seu retorno às atividades regulares. As situações apresentadas como justificativas das ausências dos alunos faltosos, estarão submetidas à apreciação da Equipe de Coordenação, e, se necessário for, também estarão submetidas à apreciação da Direção Escolar.

As atividades para compensação de ausência serão cumpridas na própria escola, sob a orientação do Coordenador Pedagógico, que deverá encaminhar os alunos para assistência de aulas, no mesmo período ou período adverso, com a Supervisão de um professor, que efetuará o controle e o registro da sua execução, assinando o Relatório elaborado pelos alunos, validando suas horas compensadas;

As atividades de Compensação de Ausência são realizadas após o pagamento da respectiva taxa – quando houver atestado será avaliado pela Coordenação Pedagógica;

As horas submetidas à compensação não poderão nunca  exceder o total de 30% da carga total da disciplina;

RETENÇÃO

Os alunos serão considerados RETIDOS quando:

NA DISCIPLINA:

Não atingirem a frequência mínima de 75%, mesmo após o programa de compensação de ausência;

Não atingirem a média de aprovação da disciplina – 6.0(seis), mesmo após a Recuperação Final;

Não participarem do Programa de Compensação de Ausência quando recomendado pelo Conselho de Classe;

Não obtiverem 100% de frequência em Campo de Estágio (exigido por Lei)

NO MÓDULO

Obtiverem em três ou mais disciplinas a média inferior a 6.0 (seis) e a frequência inferior a 75%;

NO CURSO

Não concluírem completamente os estudos, em todos os componentes curriculares, não alcançando as médias de aprovação em todas as disciplinas dentro de todos os módulos propostos;

Não concluírem os estudos dentro dos percentuais determinados como legais, em cada um dos módulos.

Os alunos RETIDOS em até 3 (três) disciplinas no mesmo módulo, estarão em DP (Dependência), sendo obrigados, pelas normas regimentais da Escola, refazerem a disciplina, em outra turma, no momento em que a disciplina estiver sendo ministrada e de acordo com as orientações dadas pela Coordenação. As disciplinas realizadas em caráter de Dependência serão pagas.

 

ATRASOS E FALTAS

Não existe abono de faltas. O aluno somente poderá ter suas faltas justificadas, de acordo com a legislação pertinente, nas situações descritas abaixo: “Decreto-Lei nº 1044 de 21/10/69: Portadores de afecções” (doenças infectocontagiosas).

Obs: O atestado deverá informar o período de afastamento e o código internacional da Doença (CID).

  • Lei Federal nº 6202 de 17/04/75: Alunas gestantes

  • Lei Federal nº 4375 de 17/08/64: Serviço Militar

Para o início do período de aulas, diariamente, há uma tolerância de 10 minutos para entrada. Após este período, poderá ser considerada falta dos alunos na disciplina.

Todas as faltas justificadas pelos alunos, com ou sem atestado, serão validadas pela Equipe de Coordenação encaminhando para a compensação de ausência ou reposição;

Os alunos que perderem provas deverão requerer Prova Substitutiva, junto à Secretaria e cumpri-la conforme a data e horário estabelecidos pela Equipe de Coordenação;

As provas substitutivas são pagas – mediante atestado médico a Coordenação validará, ou não, o abono do pagamento da prova;

Não há prova substitutiva da substitutiva – em caso de ausência será atribuído zero (0,0) aos alunos;

MATERIAL DIDÁTICO

O material didático é de uso obrigatório e deverá ser trazido diariamente para fins de estudos em sala de aula, com a orientação dos professores;

Adoção do material didático visa a organização acadêmica e otimização do processo de ensino-aprendizagem dos alunos e deverá ser adquirido conforme cláusulas contratuais.

CONTRATO EDUCACIONAL

O Contrato assinado entre as partes, dispõe sobre todos os assuntos que envolvem a vida acadêmica e administrativa dos alunos, como: Transferências, Cancelamento, Pagamentos, Taxas, Dependência, Prova Substitutiva, Etc. Cada setor da Escola está apto a orientar os alunos em sua jornada, porém, ler e entender as cláusulas contratuais é dever dos alunos.

ATENDIMENTO POR SETORES

RECEPÇÃO - AUXILIAR DA COORDENAÇÃO  - Whatsapp (11) 96190-9971

  • Atendimento presencial aos alunos;

  • Solicitação de Requerimentos;

  • Passe Escolare  Carteirinha ;

  • Apoio à Coordenação;

 

FINANCEIRO  - Whatsapp (11) 96600-1774

  • Atendimento através de telefone e WhatsApp;

  • Para todas as situações financeiras e contratuais;

 

SECRETARIA ACADÊMICA - Whatsapp (11) 95685-7243

  • Atendimento através de telefone e WhatsApp, E-MAIL;

  • Situações que envolvem documentos escolares, declarações, certificados etc;

 

RELAÇÕES E VENDAS - Whatsapp (11) 96190-9971

  • Atendimento presencial a todas as situações que envolvem a matrícula e seus processos.

 

RESPONSÁVEL TÉCNICO DE ENFERMAGEM - Whatsapp (11) 91289-4792

  • Atendimento através de telefone e WhatsApp;

  • Situações que envolvem Estágios Supervisionados, como documentação, carteira de vacinação, práticas e local do estágio;

 

COORDENAÇÃO DE CURSO -  Whatsapp (11) 97274-0889

  • Assuntos da vida acadêmica (notas, faltas, atestados, transferência de período, compensação de ausência, recuperações, dificuldades de aprendizado e todos os problemas dentro de sala de aula).

REQUERIMENTOS

Os alunos poderão solicitar documentos e serviços através do Aplicativo PROESC ou, presencialmente, na Recepção da Unidade Escolar. Para isso é necessário gerar um requerimento; os valores e prazos de cada um devem ser observados na tabela disponibilizada na recepção da escola - quando solicitados pelo APP, os prazos e valores são informados no ato.

Lista dos requerimentos disponíveis:

  • 2ª via de Carteirinha Escolar

  • Compensação de Ausência

  • Reposição de Estágios

  • Prova Substitutiva

  • Dependência DP

  • Transferência de Período

  • Declaração de Matrícula (escolaridade)

  • Declaração de Quitação

  • Declaração de Conclusão (1ª via gratuita)

  • Histórico Escolar (1ª via gratuita)

  • Certificado (1ª via gratuita)

  • Diploma (1ª via gratuita)

  • Relatório Pedagógico (1ª via gratuita)

 

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Os comunicados oficiais com informações relevantes a respeito do curso e funcionamento da escola serão enviados no grupo da turma criado no Whatsapp e postados no aplicativo Proesc.

Para acessar seus boletos e boletim acesse: 

https://app.proesc.com/responsavel

Para baixar o aplicativo Proesc acesse:

IOS: https://apps.apple.com/br/app/proesc-aluno/id1514540410

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.aplicativo_aluno

 

PALAVRA DA DIREÇÃO

Paulo Freire, um grande educador brasileiro, é considerado, por nós, Patrono da FOYER INSTITUTO DE ENSINO EM SAÚDE, pela sua relevância na Educação Brasileira, no protagonismo do jovem aprendiz, na proposta efetiva da relação dialógica entre educandos e educadores. Paulo Freire, afirmava:

“NINGUÉM EDUCA NINGUÉM, NINGUÉM SE EDUCA SOZINHO.

AS PESSOAS SE EDUCAM RECIPROCAMENTE

NUMA RELAÇÃO MEDIATIZADA PELO MUNDO”

 

Ao olhar a frase na sua totalidade, Paulo Freire afirma que ninguém é só educador porque quem educa também é educado, quem ensina também é ensinado. As pessoas se educam reciprocamente na CONVIVÊNCIA E NA RELAÇÃO.

NINGUÉM É EXCLUSIVAMENTE LÍDER.

SOMOS LÍDERES E LIDERADOS.

SOMOS CAPAZES DE INSPIRAR IDEIAS PESSOAS E PROJETOS.

EM VÁRIAS DIREÇÕES E SOMOS CAPAZES DE SER INSPIRADOS.

 

Portanto alunos e alunas, ensinem e sejam ensinados...

liderem e sejam liderados... Caminhem para o conhecimento, caminhem para o sucesso e para serem parte de uma sociedade mais completa!

 

A FOYER INSTITUTO DE ENSINO EM SAÚDE, acredita na educação como fundamento transformador da nossa sociedade.

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